Inquérito à sociedade civil sobre uma Casa Europeia

Na União Europeia (UE), apenas pouco mais de um terço dos mais de 30.000 inquiridos pensa que estão bem informados sobre os seus direitos, de acordo com um inquérito recente. A confiança na União Europeia tem vindo a decrescer gradualmente ao longo dos últimos anos, apesar de, globalmente, ainda ser superior à confiança dos cidadãos nos seus governos nacionais. Globalmente, os cidadãos sentem-se desligados das instituições europeias e sentem que pouco têm a dizer no processo de tomada de decisão da UE.
No entanto, e por outro lado, os cidadãos parecem esperar bastante da UE, por exemplo, relativamente a ações efetivas para lidar com os efeitos da crise económica. Neste contexto, a EU tem procurado formas de melhorar o empenho do público nos assuntos europeus e aumentar a sua participação na elaboração pública de políticas europeias. As organizações da sociedade civil desempenham um papel fundamental neste esforço, fornecendo a ligação entre os cidadãos e as instituições europeias.
Para melhor compreender as necessidades dos cidadãos e da sociedade civil e fazer um balanço das iniciativas existentes para melhorar o seu envolvimento ativo nos assuntos europeus, a Direção Geral de Comunicação da Comissão Europeia solicitou à ICF GHK, em conjunto com a Technopolis, a realização de um estudo sobre a instituição de uma “Casa europeia para a sociedade civil". Este estudo analisa, em primeiro lugar, se existe a necessidade de uma tal Casa Europeia, no sentido de quais as lacunas que preencheria e de que forma complementaria outras iniciativas e organizações existentes. Seguidamente, avaliará a viabilidade do projeto e, em última análise, de que forma a UE o poderia suportar.
Como parte da investigação da necessidade de uma Casa Europeia da Sociedade Civil e da forma que esta poderia tomar, lançamos um inquérito para aquilatar o que pensam os cidadãos e a sociedade civil sobre as iniciativas atuais e o que pretendem relativamente a assuntos europeus no futuro.
O inquérito contém, na sua maior parte, perguntas de resposta múltipla e não deve levar mais do que 5 a 10 minutos a preencher, apesar de ser previsto espaço adicional para comentários mais pormenorizados. Quando terminar, poderá clicar em “Submit” no final da última página. Por favor, responda até ao dia 31 de janeiro de 2014.
Todas as respostas permanecerão estritamente confidenciais. Para qualquer questão relativamente ao conteúdo do inquérito, contacte miriam.deodato@ghkint.com na ICF GHK.
Agradecemos desde já a sua participação!

Informação geral

1. Onde é a sede de sua organização?
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
   
 
2. Quais são as suas principais áreas de atividade?
 
 
 
 
 
 
 
 
   
 
3. Quais são as principais atividades desenvolvidas pela sua organização?
 
 
 
 
 
 
4. Possui uma organização cúpula que representa os seus interesses e atividades em Bruxelas?
 

A sua opinião sobre as necessidades dos cidadãos relativamente à sua participação em assuntos europeus

5. Comente as seguintes afirmações relativamente ao que os cidadãos necessitam das organizações da sociedade civil
  Concordo fortemente   Concordo   Discordo   Discordo fortemente   Não sei  
  Os cidadãos pedem ajuda às organizações da sociedade civil quando acedem a informação sobre a legislação e políticas europeias          
  Os cidadãos pedem ajuda às organizações da sociedade civil quando precisam de resolver problemas práticos relativos aos seus direitos europeus (por exemplo, direito à liberdade de movimentos, de voto e apresentação como candidato às eleições europeias, petição ao Parlamento Europeu, organização ou apoio de uma iniciativa dos cidadãos para solicitar nova legislação europeia, etc.)          
  Os cidadãos pedem ajuda às organizações da sociedade civil quando precisam de comunicar as suas ideias e opiniões aos dirigentes políticos          
  Os cidadãos pedem ajuda às organizações da sociedade civil para se empenharem e participarem diretamente no desenvolvimento de políticas europeias (através de, por exemplo, votações, lançamento de iniciativas políticas/influência da agenda política sobre assuntos que consideram importantes, assinando petições, etc..)          
  As organizações da sociedade civil já abordam todas as necessidades dos cidadãos relativamente à participação em assuntos europeus            
 

As necessidades das organizações da sociedade civil relativamente à participação em assuntos europeus

6. Comente as seguintes afirmações sobre as suas necessidades relativamente ao acesso a recursos/facilidades concretas
  Concordo fortemente   Concordo   Discordo   Discordo fortemente   Não sei  
  É importante para a minha organização aceder a recursos/facilidades adicionais (espaço de escritório, sala de reuniões, equipamento, recursos humanos) relativamente àqueles que temos presentemente de modo a trabalhar em assuntos europeus          
7. Comente a disponibilidade das atividades e iniciativas de acordo com as suas necessidades
  Concordo fortemente   Concordo   Discordo   Discordo fortemente   Não sei  
  Estes recursos/facilidades adicionais poderiam ser encontrados através do agrupamento/partilha com outras organizações semelhantes          
  A minha organização já encontrou outras organizações semelhantes para agrupar/partilhar recursos/facilidades concretos          
  Mais recursos/facilidades concretos são necessários para trabalhar em assuntos europeus          
  O apoio ao acesso de recursos/facilidades concretos deveria ser prestado a nível central europeu (ou seja, perto de instituições europeias, por exemplo, em Bruxelas)          
  O apoio ao acesso a recursos/facilidades concretos deve ser fornecido a nível local/nacional          
 

Partilha de conhecimento e fortalecimento de sinergias

8. Comente as seguintes afirmações quanto às suas necessidades relativamente à partilha de conhecimento e fortalecimento de sinergias
  Concordo fortemente   Concordo   Discordo   Discordo fortemente   Não sei  
  É importante para a minha organização a partilha de conhecimento e a construção de sinergias com organizações que trabalham nas mesmas áreas temáticas (por ex. participando em atividades que juntam organizações em eventos, permitindo-lhes reunir intervenientes semelhantes, trocar boas práticas e definir novas formas de cooperação e alianças estratégicas, etc.)          
9. Comente a disponibilidade das atividades e iniciativas de acordo com as suas necessidades
  Concordo fortemente   Concordo   Discordo   Discordo fortemente   Não sei  
  A minha organização consegue encontrar facilmente atividades e iniciativas que nos ajudam a partilhar conhecimentos e construir relacionamentos com outras organizações que trabalham na mesma área.          
  A minha organização necessita de mais apoio para permitir a partilha de conhecimento e o fortalecimento de sinergias com organizações que trabalham nas mesmas áreas temáticas          
  O apoio à partilha de conhecimento e à construção de sinergias com outras organizações deveria ser prestado a nível central (ou seja, perto das instituições europeias, por ex. em Bruxelas)          
  O apoio à partilha de conhecimento e à construção de sinergias com outras organizações deveria ser prestado a nível local/nacional          
 

Empenho e formulação de políticas

10. Comente as seguintes afirmações relativamente às suas necessidades de envolvimento na formulação de políticas
  Concordo fortemente   Concordo   Discordo   Discordo fortemente   Não sei  
  É importante para a minha organização estar diretamente envolvida no desenvolvimento de políticas europeias e igualmente, numa fase posterior, na implementação, monitorização, cumprimento, etc. das políticas (por exemplo, participando em diálogos com a Comissão, consultas públicas, avaliação de impactos, etc.)          
11. Comente a disponibilidade das atividades e iniciativas de acordo com as suas necessidades
  Concordo fortemente   Concordo   Discordo   Discordo fortemente   Não sei  
  A minha organização consegue encontrar facilmente atividades e iniciativas que nos ajude a estar envolvidos no desenvolvimento e implementação de políticas (incluindo monitorização e cumprimento)          
  A minha organização consegue encontrar facilmente atividades e iniciativas que nos ajude a estar envolvidos no desenvolvimento e implementação de políticas (incluindo monitorização e cumprimento)          
  Deveria ser prestado mais apoio ao envolvimento no desenvolvimento de políticas e igualmente, em fases posteriores à implementação, monitorização, cumprimento de políticas, etc.          
  Deveria ser prestado mais apoio ao envolvimento no desenvolvimento de políticas e igualmente, em fases posteriores à implementação, monitorização, cumprimento de políticas, etc. a nível central (ou seja, perto de instituições europeias, por exemplo, em Bruxelas)          
  Deveria ser prestado mais apoio ao envolvimento no desenvolvimento de políticas e igualmente, em fases posteriores à implementação, monitorização, cumprimento de políticas, etc. a nível local/nacional          
 

Formas possíveis de aumentar a sua participação em assuntos europeus

Comente sobre ações futuras possíveis relativamente à participação em assuntos europeus
12. Seria útil ter um único local onde a minha organização:
  Concordo fortemente   Concordo   Discordo   Discordo fortemente   Não sei  
  Pudesse aceder a recursos/facilidades adicionais (espaço de escritório, sala de reuniões, equipamento, recursos humanos) relativamente àqueles que temos presentemente          
  Pudesse partilhar o conhecimento e construir sinergias com organizações a trabalhar nas mesmas áreas temáticas          
  Pudesse estar diretamente envolvida no desenvolvimento de políticas europeias e igualmente, em fases posteriores à implementação, monitorização, cumprimento de políticas, etc.          
13. Tal local único:
  Concordo fortemente   Concordo   Discordo   Discordo fortemente   Não sei  
  Seria apenas online          
  Unicamente acessível fisicamente          
  Ambas          
14. Seria útil se:
  Concordo fortemente   Concordo   Discordo   Discordo fortemente   Não sei  
  Este local único fosse numa localização centralizada (perto de instituições europeias, por ex. em Bruxelas)          
  Tal local único fosse localizado em cada Estado-Membro          
15. Tal local único:
  Concordo fortemente   Concordo   Discordo   Discordo fortemente   Não sei  
  Seria gerido por uma organização de sociedade civil selecionada          
  Seria gerido por um grupo de organizações de sociedade civil trabalhando em conjunto          
  Veria o envolvimento da representação europeia (se localizado em cada Estado-Membro)          
  Teria um conselho de governação eleito          
  Teria um conselho de governação eleito          
  Teria uma estrutura de gestão descentralizada com pontos de contacto nacionais em diferentes países (se localizado em cada Estado-Membro          
16. As atividades desse local único poderiam incluir:
  Concordo fortemente   Concordo   Discordo   Discordo fortemente   Não sei  
  Debates          
  Reuniões/workshops          
  Produção de relatórios e propostas políticas          
  Organização de campanhas (incluindo consciencialização)          
  Atividades culturais (ex. exposições, filmes, etc.)          
  Consultas (por ex. entrevistas, grupos de análise, inquéritos)          
  Coordenação de atividades          
  Linha de apoio          
  Prestação de informação (ex. newsletters)          
  Coordenação e apoio às iniciativas dos cidadãos europeus          
  Receção de orientação e informação sobre o processo de candidatura a fundos europeus          
 
17.

Obrigado

Muito obrigado por despender tempo a responder a este inquérito;
a sua resposta é importante para nós.

Por favor, pressione "Submit” a seguir

 
  Snap Survey Software